WhatsApp

Blog

O Vale do São Francisco e a produção de uvas

A engenheira agrônoma e consultora em viticultura ngela Patrícia Macedo Bastos faz uma avaliação do potencial da produção de uvas no Vale do São Francisco e dos cuidados que devem ser adotados nessas plantações.


Confira a entrevista.


1) O Vale do São Francisco, principalmente os municípios de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA), tem se destacado na produção e também na exportação de uvas finas de mesa, vinhos e suco. Quais os fatores que têm favorecido esse crescimento?
A região é totalmente favorecida pelas condições climáticas, sol praticamente o ano inteiro, bons solos e água de excelente qualidade do nosso Rio São Francisco! Tudo isso favorece para termos duas safras e meia por ano, nos diferenciando de qualquer outra região produtora de uva de mesa do mundo. Sem contar que a região do Vale do São Francisco é muito diferenciada no quesito técnico, se destacando a nível nacional.


2) Quais os outros municípios da região que apresentam potencial para a viticultura?
Além de Juazeiro e Petrolina, temos também o município de Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista, Casa Nova e Curaçá.


3) Como se trata de uma fruta muito sensível, quais cuidados o produtor deve adotar para o controle de pragas e doenças?
É fundamental o monitoramento de pragas e doenças, para identificar de maneira precoce a presença da praga. Também é importante utilizar produtos de excelente qualidade, visando ainda todo cuidado com o LMR (limite máximo de resíduos). Outra recomendação é fazer uso de indutores de resistência, além de toda atenção com a Tecnologia de Aplicação.