WhatsApp

Blog

Navegação no Canal de Suez: retomada da normalidade deve influenciar preços dos grãos nos próximos dias

O cargueiro que bloqueava há seis dias o Canal de Suez, no Egito, foi desencalhado nesta segunda-feira. De acordo com a informação dada pela Autoridade do Canal de Suez (SCA), a previsão é de que o tráfego na rota seja retomado em três dias. Mas será que ainda haverá reflexos no mercado de commodities agrícolas? Os especialistas dizem que sim.
O analista de mercado Vlamir Brandalizze diz que a principal influência é o petróleo. Com a retomada do fluxo no Canal de Suez, cotações da commodity devem recuar e isso pode significar um fator de queda para os preços dos produtos agrícolas negociados nas bolsas internacionais. "As últimas semanas foram de nervosismo, com pressão de alta para o petróleo e para o dólar, que se valorizou em relação às principais moedas, por isso, com a situação do navio voltando ao normal, o que se espera agora é que o período seja mais calmo, o que na prática, pode se traduzir por uma pressão de baixa para commodities agrícolas", diz o analista.
Brandalizze lembra também que na quarta-feira, dia 31 de março, será divulgado um relatório do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) com a primeira estimativa de plantio da safra norte-americana. Segundo ele, tudo indica que haverá aumento nas áreas de milho e de soja, o que será mais um fator para "acomodar” os preços destas commodities em patamares menores no segundo semestre de 2021, se comparado com o que foi registrado neste início de ano.