WhatsApp

Blog

Já parou para pensar o que a Inteligência Artificial tem a ver com o agronegócio?

Imagine um mundo onde a tecnologia se torna a melhor amiga do empreendedor rural, facilitando o plantio, a aplicação de fertilizantes e até mesmo identificando ervas daninhas. Sim, estamos falando da incrível tendência que está florescendo no campo! Já pensou sobre isto?

A Inteligência Artificial é apenas uma das integrantes deste admirável mundo novo cujo panorama foi recentemente apresentado no site futerecom ao mostrar algumas tendências tecnológicas para o agronegócio.

Outra protagonista da lista das tendências tecnológicas para o Agronegócio é a Internet das Coisas, cada vez mais próxima do meio rural conectando objetos e equipamentos entre si. Muitos já falam até de uma nova possibilidade: o próprio maquinário agrícola tomando decisões, sem a necessidade do comando humano, uma especialização conhecida como Edge Analytics. Além desses novos caminhos tecnológicos, outros conhecidos são os sensores para detectar, ler e registrar as mais diversas informações – por exemplo: dados do solo e de clima - que depois são armazenadas e analisadas. Há também os aplicativos e softwares com variadas funcionalidades e que podem ser usados em computadores e smartphones, inclusive, no modo off-line, ou seja, sem acesso contínuo à internet.

Outra ferramenta que pode ser adaptada para o meio rural é o marketplace. É um espaço virtual que aproxima compradores e vendedores, facilitando as transações como compra e venda de insumos e produtos, entre outros. Entre as novidades tecnológicas apontadas no site também estão os drones, equipamentos já mais conhecidos e que podem ser controlados em tempo real ou remotamente até com uso de um smartphone.
Se tudo isso parece muito novo ou distante, uma dica é recorrer às agritechs. Essas startups, muitas vezes geradas no meio acadêmico, são voltadas ao agronegócio e especialistas em oferecer novas soluções às antigas demandas ou em se antecipar às necessidades dos produtores.
Gostou e quer saber mais? Confira em www.futurecom.com.br