WhatsApp

Blog

Estratégias de combate às doenças da soja - Entrevista com a a doutora em Fitopatologia Carolina Deuner, professora da Universidade de Passo Fundo (UPF)

Convidamos a doutora em Fitopatologia Carolina Deuner (@carolinadeuner), professora da Universidade de Passo Fundo (UPF) e pesquisadora da empresa ProtScience Soluções Agronômicas, para responder algumas questões sobre o impacto do clima, principalmente o El Niño, na lavoura e no desenvolvimento de doenças na soja.

“O produtor tem que pensar em todas essas estratégias antes de plantar para ter um manejo mais efetivo utilizando todas as ferramentas eficientes do mercado”, afirma Carolina.
Confira a íntegra da entrevista

1) Quais as principais medidas de manejo que devem ser adotadas para mitigar o efeito do El Niño na lavoura de soja?
Antes de tudo, vale destacar que essas estratégias (abaixo) devem estar associadas e implementadas desde a fase inicial do desenvolvimento da cultura. O produtor tem que pensar em todas elas antes de plantar para ter um manejo mais efetivo utilizando todas as ferramentas eficientes do mercado. Como é um ano de El Niño, as doenças vão aparecer mais cedo e, por isso, o produtor tem que usar essas estratégias de forma mais assertiva.

As principais estratégias e controle estão baseadas em:
- Controle químico
- Uso de fungicidas
- Controle cultural
- Uso de rotação de cultura
- Controle genético
- Uso de cultivares resistentes
- Controle biológico com uso de agentes biocontroladores.

2) Quais as principais ações que devem ser adotadas?
As principais estratégias estão associadas à rotação de cultura, mas, principalmente, ao tratamento de sementes. Quando falamos em tratamento de sementes devemos considerar o controle químico como um produto de ação e choque que terá um residual curto e controlará os principais patógenos para os quais aquele produto foi utilizado. Quando falamos de controle biológico no tratamento de sementes ou no sulco, estamos pensando em ações a médio e longo prazo. Não devemos comparar fungicidas químicos com produtos biológicos porque eles têm ação diferente e propósitos diferentes. Então, é importante entender que o produto biológico deve ser utilizado várias vezes ao longo do ciclo da cultura, pensando no bem comum, e o químico é para uma ação mais inicial de estabelecimento da cultura.

3) Quais os principais cuidados para evitar doenças na lavoura?
Os principais cuidados no estágio inicial da cultura são com os patógenos, que causam tombamentos – pythium e fitóftora – principalmente em ano de El Niño, onde se tem plantação com maior umidade, além dos nematoides. Por isso, é importante ter uma análise de nematoides para o produtor saber o que tem na área. É importante entender que, pensando em patógenos da fase inicial, só temos a oportunidade de controlá-los via tratamento de sementes e, depois, para as doenças foliares, aplicação de fungicida na parte aérea. Para o nematoide, só conseguimos controlar na fase inicial, pensando em produtos, seja químico ou biológico. Depois não há mais condições de aplicar um produto na parte aérea que desça na raiz. Isso faz com que o manejo seja um pouco mais complicado. Portanto, as estratégias iniciais são importantes, pensando no uso de químicos ou biológicos.