Dia de Campo com foco no café
A tarde do dia 20 de setembro foi dedicada a um encontro com produtores no Campo Experimental da Satis, em Araxá (MG). A terceira edição do Dia de Campo foi realizada em parceria com a Santinato Cafés e dividida em quatro estações temáticas.
Na primeira palestra, Roberto Santinato falou sobre clima na cafeicultura, a sua influência na produtividade e os aspectos fisiológicos da planta, principalmente com relação à florada e produção. A exposição de Felipe Santinato destacou as 18 cultivares de café que estão indo para a quarta safra produtiva.
Dessas, 12 são comprovadamente resistentes à seca e uma delas, Acauãma gigante, está produzindo cerca de 90 sacas/ha em média.
Durante o Dia do Campo também foram apresentadas técnicas de resistência à seca, entre elas o uso de protetores solares. Danilo Gomes, técnico agrícola da Santinato e gerente do campo de Patos de Minas, palestrou sobre como plantar café, envolvendo o uso de herbicidas e controle do mato com ferramentas novas. Encerrando a rodada técnica, o produtor e coordenador técnico comercial da Satis, engenheiro agrônomo César Pirajá abordou a nutrição foliar do cafeeiro utilizando o portfólio da Satis.