Blog

Confira 3 dicas de manejo para o algodão neste início de safra

Após as dificuldades da pandemia em 2020, o mercado mundial de algodão mostra sinais de recuperação nos preços. Para o produtor da pluma aqui no Brasil é hora de ter muito cuidado com a nutrição das plantas e o manejo adequado de pragas e doenças, garantindo assim maior produtividade e aproveitando o momento mais favorável de mercado. Confira algumas dicas dos especialistas:
 
Ficar de olho no bicudo
 
No oeste da Bahia, com pelo menos 60% das áreas produtoras já em fase de plantio, o produtor tem que se preocupar com o índice de infestação do bicudo, praga considerada de grande relevância econômica para o algodão. Não esqueça de manter regularidade nas aplicações, o que vai permitir manter a praga em níveis baixos. O bicudo já causou grandes prejuízos a produção brasileira de algodão. Em Mato Grosso, onde a irregularidade das chuvas afetou a janela de plantio, o cuidado com o bicudo este ano deve ser redobrado.
 
Controlar a mancha de ramulária
 
O engenheiro agrônomo e diretor da Kasuya Inteligência Agronômica, Luís Henrique Kasuya, lembra que um bom controle da mancha de ramulária é capaz de baixar e muito os índices de infestação. Mas a doença fica latente e só se manifesta quando a planta começa a drenar, segundo ele. Também conhecida como míldio, falso oídio ou mancha branca, a doença é causada pelo fungo Ramularia areola e está presente em todas as regiões produtoras de algodão do mundo.
 
Não descuidar da nutrição
 
A engenheira agrônoma Kirley Martins, integrante da equipe de vendas da Satis, destaca que a nutrição equilibrada melhora o desenvolvimento da cultura, um importante aliado é o uso correto de soluções em nutrição vegetal, que fortalecem a defesa natural das plantas. Experimente usar produtos como o Fulland, Humicbor e o Sturdy. O Fulland é um fertilizante desenvolvido com substâncias que estimulam o fortalecimento fisiológico natural da planta ativando assim os mecanismos de autodefesa e auxiliando no melhor aproveitamento dos nutrientes pela planta. A marca mineira oferece uma solução que consegue suprir a necessidade de Boro nas plantas, o Humicbor fornece boro totalmente solúvel, enriquecido com substancias húmicas, extrato de algas e polióis, que promove o melhor pegamento de flores e maças. Outra ferramenta indispensável é o Sturdy, um bioativador enriquecido com fósforo e extrato de algas que auxilia na estruturação do sistema radicular promovendo plantas bem desenvolvidas e uniformes.