WhatsApp

Blog

COMO A APLICAÇÃO PARCELADA DE BORO AUMENTA A PRODUTIVIDADE

O boro é um micronutriente muito importante para a saúde das plantas, desde a germinação até o enchimento dos grãos. Ele age no crescimento, na divisão celular e no metabolismo do ácido nucleico, na germinação do grão de pólen, no crescimento do tubo polínico, na síntese de proteínas e aminoácidos e no transporte interno de açúcares amidos, como nitrogênio e fósforo. É portanto, um nutriente fundamental para uma boa produtividade da lavoura.

No Brasil, onde os solos costumam ser mais ácidos, é muito comum que haja deficiência de boro. Para diagnosticar os níveis de nutrientes na área a ser plantada, é necessário fazer a análise do solo, assunto que tratamos na nossa newsletter de setembro. Clique aqui para saber mais.

A partir do resultado desta análise, um profissional capacitado poderá definir quais são os nutrientes que precisam ser aplicados e em que quantidades. Caso seja necessário fazer a correção do teor de boro, a recomendação é o uso parcelado do nutriente em três aplicações na cultura da soja:

1 - a primeira aplicação pode ser feita ainda na dessecação.

As plantas absorvem os nutrientes principalmente pelas raízes. Por isso, aplicar o boro no solo antes do plantio, melhora a germinação da semente, o enraizamento das plantas e o alongamento celular.

2 - a segunda aplicação deve ser feita na fase vegetativa das plantas, por via foliar.

Nessa fase, o boro é importante para o desenvolvimento da planta. Em sinergia com cálcio, ele prepara para floração e no pegamento das flores.

3 - a terceira aplicação deve ser feita já na fase de floração, também pela via foliar.

Esta é a fase de preparar a planta para o enchimento dos grãos. O boro é importante para dar elasticidade às plantas e proporcionar o bom desenvolvimento dos grãos.

As aplicações recomendadas devem ser feitas em intervalos de 15 a 20 dias, dependendo do desenvolvimento da lavoura.
Entre as soluções Satis, destacamos o Humicbor que contém 121,5 gramas de boro em 1 litro do produto, além de ser enriquecido com substâncias húmicas, que auxiliam na diminuição da lixiviação do elemento, extratos de algas, que atuam na bioativação inicial no desenvolvimento das raízes , e polióis, que auxiliam na mobilidade deste nutriente na planta por xilema e floema. A dose recomendada varia de 0,5 a 1,5 litros por hectare.


A aplicação de Humicbor nas três etapas recomendadas melhora o desenvolvimento vegetativo, supre as baixas concentrações de boro no solo e melhora o pegamento da florada. Saiba mais sobre o produto cliando aqui.

Aplicação de boro associado a produtos biológicos

Tanto na dessecação quanto na fase vegetativa (enquanto as plantas estão ainda mais abertas) a aplicação de Humicbor associado a produtos biológicos tem efeitos muito positivos. Os biológicos garantem um maior número de microrganismos no sistema e com isso melhoraram a biota das plantas tornando-as mais resistentes a fungos e nematóides.

Uma dica de manejo é utilizar a composição Humicbor e biológicos no sulco de plantio. Dessa forma, os microrganismos poderão atuar na proteção da semente e proporcionando melhor absorção do boro.