WhatsApp

Blog

Benefícios da coinoculação com Azospirillum

O gerente de Inovação da Satis, Fabrício Porto, explica que o Azospirillum ajuda na promoção de crescimento das plantas, principalmente através da produção de ácido indol acético, que é um hormônio vegetal ligado ao desenvolvimento e crescimento de raízes.
Outro ponto importante é que os metabólitos dessa bactéria favorecem as plantas em situações de estresse abiótico, pois reduzem os efeitos das espécies reativas de oxigênio, como peróxido de hidrogênio, hidroxila e oxigênio livre. “Há também um favorecimento na absorção de nitrogênio quando ocorre essa associação”, complementa.
No portfólio da Satis, o Legazus apresenta em sua formulação a bactéria Azospirillum brasilense, desenvolvida especialmente para a cultura da soja e adaptada para diferentes aplicações, melhorando o desenvolvimento do sistema radicular. Já o Bioliq e o Bioturf, ambos da linha Bio, possuem em sua fórmula as bactérias fixadoras de nitrogênio. Por isso, a inoculação delas é essencial para o desenvolvimento da cultura, pois quase todo nitrogênio necessário é proveniente da associação das bactérias Bradyrhizobium sp. com as plantas de soja.