WhatsApp

Blog

Adjuvantes agrícolas: saiba qual a importância destes produtos para sua lavoura

Os adjuvantes agrícolas são substâncias ou compostos adicionados à preparação de calda de aplicação de defensivos, mas que não possuem propriedades fitossanitárias. A principal função dos adjuvantes é tornar mais eficaz a ação dos produtos no combate a pragas e doenças.
O consultor da Coopercitrus, Celso Silva, lembra que no passado os adjuvantes eram conhecidos como “espalhadores”, mas suas funcionalidades vão bem além disso. Ele explica que alguns destes produtos tem o papel de potencializar a ação dos defensivos agrícolas, por exemplo, trazendo ganhos para a tecnologia de aplicação. Na década de 90, chegou a ser criada uma regulamentação para os adjuvantes, que passaram a ter receituário agronômico obrigatório. Mas a exigência durou pouco, logo deixou de existir, e atualmente os especialistas discutem novas formas de classificar e regulamentar esta linha de produtos.
"Já sabemos que o adjuvante não é sinônimo de defensivo, mas é fato que eles podem interferir e muito, positivamente ou até negativamente se não forem usados da forma correta, por isso defendemos que haja algum tipo de regulamentação", afirma o pesquisador do Instituto Agronômico (IAC), Hamilton Ramos, que vem se dedicando ao tema. Na opinião do especialista, os adjuvantes podem ser divididos em dois grandes grupos, os potencializadores, quando melhoram a eficácia do defensivo e os utilitários, que são de diferentes tipos mas que podem ajudar, por exemplo, a reduzir a deriva.
Um exemplo de potencializador é o adjuvante que melhora o desempenho quando a gota de defensivo atinge o alvo nas plantas.
Os especialistas ressaltam que entre as principais vantagens do uso de adjuvantes estão a melhoria da qualidade da aplicação do defensivo, a redução dos custos operacionais e o baixo impacto ambiental. Muitas vezes o produtor compra o adjuvante avaliando apenas o comparativo entre preços de diferentes produtos. Para quem estuda o assunto, esta uma decisão errada, já que cada produto tem funcionalidades específicas e o produtor pode ter escolhido uma substância que não terá tanta eficácia para o objetivo desejado em cada região e em cada cultura. Entre os principais aspectos da ação do adjuvante está a adesão, o espalhamento e a penetração dos defensivos agrícolas nas plantações.