WhatsApp

Blog

A importância dos nutrientes para o desenvolvimento de hortaliças

Ingrediente indispensável em uma alimentação saudável, as hortaliças exigem alguns cuidados especiais até chegarem à mesa do consumidor, como a grande disponibilidade de nutrientes de forma equilibrada em sua produção. Os critérios de essencialidade dos nutrientes foram definidos desde 1939 por Arnon e Stalt e revisados por Epstein em 1999. Desde então, estes fundamentos continuam sendo considerados. São eles:

1- Na falta do nutriente, a planta não completa o seu ciclo de vida;

2- O nutriente é insubstituível.

3 - Além disso, o nutriente deve estar diretamente envolvido no metabolismo da planta, como constituinte de um composto essencial, ou constituinte de enzima ou ativador enzimático. Existem ainda nutrientes benéficos, porém, estes não atendem completamente os critérios de essencialidade ou, se atendem, é para algumas espécies em determinadas condições, estimulando apenas o crescimento das plantas.

Em um recente artigo, Brown et al. (2022) discutem que a definição do que seja um elemento essencial ou benéfico esteja determinando em conjunto o que é um nutriente mineral. Assim, eles indicam uma nova definição do que seria um nutriente mineral, sendo a seguinte proposta: “Um nutriente mineral vegetal é um elemento essencial OU benéfico para o crescimento e desenvolvimento da planta ou para os atributos de qualidade da planta ou produto colhido, de uma determinada espécie de planta, cultivada em seu ambiente natural ou cultivado”.

Portanto, os autores propõem que os elementos benéficos estejam juntos com os nutrientes essenciais como nutriente mineral de plantas. (BROWN, PH; ZHAO, F; DOBERMANN, A. 2022. What is a plant nutrient? Changing definitions to advance science and innovation in plant nutrition. Plant Soil 476:11–23).

Os nutrientes considerados essenciais são dispostos em grupos:

1. Orgânicos: C, H e O

2. Macronutrientes: N, P, K, Ca, Mg e S: são mais exigidos em termos quantitativos

3. Micronutrientes: B, Cl, Cu, Fe, Mn, Mo, Ni e Zn: são menos exigidos em termos quantitativos.

Os considerados elementos benéficos são: Co, I, Na, Se e Si. Com base no artigo de Brown et al. (2022), entende-se que os elementos iodo, sódio, silício e cobalto seriam incluídos nutrientes “essenciais”.

A disponibilidade de nutrientes no solo é influenciada por vários fatores de forma direta e indireta. Os principais fatores são pH do solo, teor de matéria orgânica, textura do solo, temperatura, umidade e atividade biológica do solo. A disponibilidade de nutrientes é afetada ainda por práticas inadequadas de manejo do solo que levam à exportação de nutrientes do solo por meio da colheita sem a devida reposição de nutrientes; adubação inadequada; falta de práticas conservacionistas e de rotação de culturas.

Em geral, a ausência ou insuficiência de qualquer nutriente essencial afeta o crescimento e desenvolvimento, indo desde plantas de menor tamanho até mesmo causando a sua morte. Cada nutriente tende a demonstrar um determinado sintoma visual quando está deficiente na planta e com base nesse sintoma é possível ainda evitar maiores danos. Essas alterações que podem ser percebidas visualmente em geral mostram má formação inicial das plantas, clorose ou coloração arroxeada das folhas, surgimento de pontuações nas folhas, deformação das folhas e frutos; necrose em folhas e frutos.