Um novo e importante mercado passa a ser foco da Satis, o da cana-de-açúcar. Com ampla experiência em grãos, HF e outras culturas, a empresa começou há dois anos suas incursões pelas plantações de cana no Nordeste, passando em 2024 a olhar também para o Centro-Sul, especialmente São Paulo, Goiás e Minas Gerais, além do Paraná e Mato Grosso do Sul.
Responsável pela área de vendas para esta nova cultura, o engenheiro agrônomo Alberto Furtado frisa que se trata de um mercado muito competitivo que abrange em torno de 10 milhões de hectares cultivados no país, dos quais 50% estão concentrados em São Paulo onde há em torno de 160 usinas, 25% em Goiás e Minas Gerais e o restante distribuído pelos demais estados produtores.
Furtado afirma que as demandas de produtos para essa cultura são distintas nas diferentes fases. No entanto, o portfólio da Satis é capaz de atender cada uma, do plantio à colheita, com soluções como o Fulland, Vitakelp, Humicbor, Vitan, Sturdy, Sollar, Vitaphol CN e SG e Vitaphol power-K.
“Daqui a três ou cinco anos, por seu volume e representatividade, a cana será responsável por uma parcela significativa do faturamento da Satis”, destaca. Ele calcula que, com um tíquete médio de R$ 200,00/hectare, apenas uma usina de 30 mil ha pode representar uma demanda de até R$ 6 milhões em produtos.
“A cana é tão atrativa que muitas empresas já iniciam suas operações comerciais, oferecendo soluções para essa cultura. Mas a Satis primeiro consolidou sua atuação em outras culturas para agora entrar neste mercado”, observa. Furtado afirma que para quem está ingressando, o que faz a diferença é a qualidade dos produtos, assistência técnica e relacionamento. “Neste mercado, estamos 100% preparados para atender diretamente os grandes players do setor, bem como distribuidores e fornecedores ligados ao segmento sucroenergético brasileiro”, observa.